quarta-feira, 30 de março de 2011

SINDICATO DOS POLICIAIS CIVIS DO DF


Lutas e vitórias em defesa dos policiais civis

Com a promulgação da Constituição Federal de 1988, foi adotado o sistema de livre organização sindical, vetado durante o regime militar. Mesmo antes deste período, diversos policiais civis já discutia na categoria a defesa de direitos imprescindíveis, como a organização da classe para discutir estratégias para garantir a melhoria das condições de vida e de trabalho.

Assim, formaram uma Comissão Organizadora de Criação do SINDICATO DOS POLICIAIS CIVIS DO DF (SINPOL-DF), que promoveu em 30 de novembro, uma assembléia geral, na sede da Associação Geral dos Policiais Civis (AGEPOL), para a fundação do Sindicato. Esta assembléia aprovou o Estatuto e o Regimento Eleitoral e convocou a primeira eleição para a escolha direta da diretoria do SINPOL, que foi realizada em dezembro de 88.

Em 30 de novembro de 1989, foi oficializada a criação do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal, o primeiro da categoria criado no Brasil.


Em 19 de dezembro do mesmo ano, foi empossada a primeira diretoria do SINPOL-DF, composta por 34 policiais.

Em 1991, a diretoria realiza um plebiscito para que os policiais civis escolhessem a qual central sindical o SINPOL deveria se filiar - Central Única dos Trabalhadores (CUT); Força Sindical; Central Geral dos Trabalhadores (CGT) e USI. Do total de votantes, 78% optaram pela CUT. Nesta época, esta Central despontava como a maior força do sindicalismo brasileiro, agregando sindicatos dos servidores públicos, dos profissionais da saúde, rodoviários, metalúrgicos, metroviários e outros.
A primeira sede própria do SINPOL-DF - foi instalada no CONIC em 1992
Em 1998, a então diretoria do SINPOL/DF convoca uma assembléia que aprova a desfiliação à CUT. Da década de 80 até os dias de hoje, muitos avanços foram assegurados - adicional noturno, direito de greve, direito de organização, GOE, aposentadoria etc. - , proporcionando aos policiais civis garantias fundamentais para o exercício pleno de suas funções. A luta de policiais comprometidos com a justiça e os direitos da categoria levou à consolidação da organização e unidade, que têm sido os principais fatores responsáveis pelas vitórias alcançadas.
A luta sindical continua favorecendo a categoria. Mas é fato que todas as vitórias alcançadas só foram possíveis graças ao empenho e unidade dos policiais civis. Por isso, o SINPOL está sempre vigilante ao cumprimento das normas e preceitos que regem o desempenho do trabalho policial civil, valorizando seu trabalho e combatendo as injustiças que porventura possam atrapalhar sua carreira.

Após vender a primeira sede, o SINPOL/DF adquire novas instalações em junho de 1998, na 716 Norte, aonde se encontra até hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs

OESTE NEWS

OESTE NEWS
A SUA ENCICLOPÉDIA DIGITAL, COM 12 BLOGS, 988 LINKS, UM TWITTER, UM ORKUT E UMA PÁGINA MUSICAL, TOTALIZANDO ASSIM 1005 ENDEREÇOS ELETRÔNICOS, CRIADO EM 28 DE DEZEMBRO DE 2008, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZZERRA E JOTA JÚNIOR